PERGUNTAS FREQUENTES


1. Qual o horário de funcionamento da escola?
O início das aulas é sempre às 07:30h no horário matutino e 13:30h no horário vespertino para todas as turmas.
Os horários de término são diferenciados:
Para o matutino:
• 11:30h – Infantil e Infantil I
• 11:40h – Infantil II e III
• 12:00h – 1º ao 5º ano

Para o vespertino e integral:
• 17:30h – Infantil e Infantil I
• 17:40h – Infantil II e III
• 18:00h – 1º ao 5º ano

2. A que horas os portões se abrem e até que hora eu posso buscar meu filho?
Pela manhã a escola está aberta às 07:00h e o último horário de tolerância para permanência na escola é às 12:30h.
À tarde os portões se abrem às 13:00h e o último horário de tolerância para permanência na escola é às 19:15h.

3. A partir de que idade vocês recebem para o período Integral?
Como não temos a estrutura de berçário somente estamos aptos a atender bem no período Integral as crianças matriculadas a partir do Infantil II, ou seja, a partir do agrupamento de 4 anos.

4. Os pais dos alunos do Integral podem almoçar com seus filhos?
Os pais não podem almoçar com seus filhos na escola por dois motivos. O primeiro deles é que nem todos os pais podem participar desse momento com a criança, o que causaria tristeza naquela que vê os pais dos colegas e nunca os seus. O outro motivo é que refeitório da escola não tem capacidade para receber pais e alunos.
O horário do almoço deve ter sempre uma rotina tranquilizadora, pois é o momento em que as crianças são estimuladas pela interatividade com os pares a aceitar a variedade de alimentos.
A escola não abre exceções.

5. Qual alimentação é inclusa na mensalidade do período Integral?
Somente o almoço está incluso na mensalidade.
A refeição é elaborada na escola e servida fresquinha às crianças.

Já deixamos também informado que diversificamos o prato proteico. Na segunda-feira é servido ovo por ser o segundo alimento mais completo do mundo, perdendo apenas para o leite materno. E, na quarta-feira servimos proteína vegetal que variamos entre preparações de soja, quinoa ou grão de bico, tão ricos quanto a carne. Nos demais dias, são servidas as proteínas animais.

6. Os alunos do Integral tomam banho na escola? Tenho que mandar uniforme extra?
Somente os alunos da Educação Infantil e 1º ano, matriculados em período Integral tomam o banho na escola.
Os pais têm que enviar todos os dias uma mochila extra com uniforme completo, toalha, e kit de higiene.
Caso venha uma roupa para troca após o banho, que não seja o uniforme, será recolocado o uniforme que a criança estava usando.

7. Como é a cantina da escola?
A escola cedeu a exploração da cantina para a Pequenique Lanches, empresa especializada em lanches escolares.
A empresa se propõe a:
• Servir somente salgados assados.
• Utilizar recursos lúdicos nas ofertas de alimentos, principalmente das frutas.
• Servir somente sucos de polpa de frutas.
• Servir produtos elaborados levando em consideração o teor de sódio, açúcar e gordura.
• Fazer a prevalência de produtos orgânicos.
• Providenciar fornecedores cadastrados e supervisionados por nutricionista.

• Buscar capacitação continuada a fim de proporcionar as últimas tendências de preparações saudáveis.

8. O lanche é comprado todos os dias ou através de contrato?
Os pais têm a opção de comprar o lanche todos os dias ou realizar um contrato de adesão para entrega de lanche mensal. As duas formas são tratadas diretamente na cantina com a nutricionista Mara Guedes.

9. Qual é a metodologia da escola?
Bem, se você for da área da educação compreenderá que o Centro Educacional Mabel procura aplicar ao máximo a teoria de Vygotsky, considerando as zonas de desenvolvimento de cada criança e aplicando aulas interativas e contextualizadas.
Se você não for da área, não se preocupe com a metodologia. Visite a escola e conheça a forma prática de desenvolver o conhecimento. O importante é que haja sintonia entre o que a escola propõe e a forma como sua criança sente e vivencia a educação.
Outro fator importantíssimo é você, pai/mãe gostar e acreditar no trabalho pedagógico desenvolvido. Costumamos dizer que a confiança na escola deve ser igual à confiança da mãe no pediatra: a máxima.
Dentro da metodologia adotada o CEM abraçou os quatro pilares da educação propostos pela UNESCO para o século XXI:
- Aprender a fazer – desenvolver na criança a capacidade para transformar em ações aquilo que aprende;
- Aprender a ser – ajudar o aluno a “ser mais” compreendendo os valores e os procedimentos que diferenciam a instrução de uma verdadeira educação;
- Aprender a viver junto – ajudá-lo a se relacionar e trabalhar em grupo;
-Aprender a conhecer – levá-lo a não memorizar conceitos, mas aprendê-los.
A escola lança mão de dois projetos pedagógicos de leitura para realizar o incentivo na criação do hábito de ler, aproveitando os textos literários para trabalhar de forma interdisciplinar o estudo das diversas disciplinas. São eles: “Projeto Quem lê enxerga o mundo com outros olhos” e “Projeto Baú das Aventuras” aplicados no Ensino Fundamental e Educação Infantil respectivamente.

10. Quais as atividades extracurriculares a escola oferece?
• Por ser uma escola de proposta bilíngue o CEM trabalha com a metodologia CLIL fazendo a integração do Espanhol com os conteúdos curriculares.
• Recursos tecnológicos - a partir do agrupamento de 5 anos o CEM já explora os recursos tecnológicos através do uso de tablets e projeções interativas para a realização de aulas e atividades curriculares.
• Expressão Músico-Corporal – oferecido para os alunos dos agrupamentos de 02, 03 e 04 anos. É o desenvolvimento das atividades corporais através da música.
• Escola de Circo – para desenvolver o equilíbrio, concentração, expressão corporal e criatividade da criança, as aulas de circo integram o currículo dos alunos do agrupamento de 05 anos e 1º ano do Ensino Fundamental.
• Canto Coral – as aulas de Canto Coral são oferecidas às turmas de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental.
• Percussão – aulas de percussão fazem parte da grade curricular do 4º e 5º anos.
• Jogos do Pensamento – a disciplina é oferecida para as turmas de 1º ao 5º ano regular, e visa o desenvolvimento do raciocínio e ampliação de todas as habilidades cognitivas através dos jogos
• Educação para a Vida – com a conotação de estudo filosófico esta disciplina é trabalhada desde o agrupamento de 02 anos até o 5º ano.
• Cozinha experimental – a cozinha experimental é utilizada como um espaço instrumental para o estudo das diversas disciplinas, possibilitando a aprendizagem de Matemática, Linguagem, História, entre outros, através da execução de receitas.
• Teatro – o teatro está na grade curricular dos alunos do Ensino fundamental matriculados no período Integral.
• Escuela Hispana – A Escuela Hispana funciona no contraturno para os alunos do 1º ao 5º ano, matriculados no período integral. Os alunos têm duas horas diárias de imersão total na segunda língua, em atividades culturais e extracurrículares, com ênfase na conversação.
Lembramos que as aulas de Corpo e Movimento para a Educação Infantil, Educação Física para o Ensino Fundamental e Educação Artística para ambas as etapas de ensino, compõem a grade curricular das turmas, não se configurando como aulas extras.
Reafirmamos, ainda, que tudo no CEM é desenvolvido de forma interdisciplinar.
Todas as atividades extracurriculares elencadas estão inclusas no preço da anuidade escolar.

11. Existem atividades esportivas extracurriculares?

O CEM cede seu espaço escolar e seus alunos para a empresa MP Esportes visando facilitar aos pais que desejam proporcionar a seus filhos aulas de atividades físicas ou esportivas.
A MP Esportes dá duas aulas por semana, sempre no final do período estudado (final das aulas do matutino ou vespertino) de:
- Futebol de salão;
- Capoeira;
- Balé Clássico e Xadrez.

O valor é cobrado à parte pela própria MP e as vagas necessitam ser reservadas com antecedência porque são muito concorridas.

12. Como as notas são compostas?
A partir do 1º ano do Ensino Fundamental as notas são compostas por:
- Atividades Avaliativas – realizadas todas as 5as feiras de acordo com horário preestabelecido;
- Revisões Semanais – atividade de revisão de conteúdos a qual deve ser realizada nos finais de semana e entregue na 2ª feira. Esta atividade tem o objetivo de proporcionar ao professor a visão de como foi a assimilação do grupo na especificidade dos conteúdos para que faça, se necessário, a revisão e recuperação temporal dos mesmos, não deixando que nada se acumule.
- Realização e participação em atividades de produções de textos, estudos ortográficos, trabalhos de pesquisas, debates, seminários e outros.

13. Qual é a média para que o aluno seja aprovado?
De acordo com a Resolução nº 5 do Conselho Estadual de Educação de 10 de junho de 2011, os três primeiros anos do Ensino Fundamental devem ser considerados como um bloco não passível de interrupção. Deste modo não poderá haver retenção do aluno no 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental.
A partir do 4º ano, o aluno necessita ter a média 6,0 (seis) no total de 24 pontos mínimos somados em quatro avaliações anuais, ou seja, 1º, 2º e 3º trimestres e mais o Exame Final.
Para estar isento da realização do Exame Final o aluno deverá ter acumulado 22,5 no somatório das notas dos três trimestres.

14. Como são as festas na escola?
O CEM considera as datas comemorativas como expressões culturais que colaboram para o enriquecimento da leitura de mundo dos alunos.
As datas são comemoradas de forma simples, sem pompas ou grandes gastos familiares, com o objetivo definido de dar o significado histórico das tradições populares. Em todas as datas comemorativas é escolhido um tema central para ser explorado pedagogicamente.
Comemora-se na escola:
• A Páscoa – as comemorações são internas, com pequenas apresentações artísticas e brincadeiras com as crianças.
• O Dia das Mães e o Dia dos Pais – são comemorados a cada ano de uma maneira que homenageie a figura materna, paterna ou quem as represente. A partir de 2016 não serão comprados presentes, evitando despesas aos pais. Estes, se forem oferecidos, serão sempre confeccionados pelas próprias crianças. As homenagens serão singelas para a ênfase na Festa da Família que se realiza no 2º semestre letivo.
• A Festa Junina – é comemorada com quadrilhas, danças e brincadeiras típicas brasileiras "sem qualquer caráter religioso". 
• A Festa da Família – é realizada com apresentações dos alunos, dando oportunidade para que os membros mais próximos das crianças, como avós, tios e padrinhos possam também participar com eles da vida escolar. O objetivo é a valorização da família como base estrutural do ser humano.
• O Dia das Crianças – essa data normalmente se transforma em Semana da Criança com atividades elaboradas e executadas pela Equipe Pedagógica de modo a realmente fazer com que seja uma época feliz e agradável para os homenageados.
• O Dia dos Professores – de acordo com a legislação vigente o Dia dos Professores é sempre feriado escolar, ou seja, é feriado somente para os Professores, sendo que a escola funciona normalmente neste dia em seus outros setores. Conforme o calendário o feriado pode ser emendado ao feriado de 12 de outubro, ou não.
• O encerramento do ano letivo – o encerramento do ano letivo é feito já tradicionalmente com apresentações individuais de cada turma para as mães ou representante familiar dos alunos e com a brincadeira de amigo secreto entre mães ou familiar e filhos. A brincadeira visa aproximar as famílias, selando entre elas a amizade que já existe entre suas crianças.
• As formaturas – as solenidades e festividades de formaturas são realizadas para as turmas do Infantil III as quais estão completando a etapa escolar da Educação Infantil e para o 5º ano que encerra a etapa escolar do Ensino Fundamental I. São geralmente realizadas fora da escola com festa organizada ainda no 1º semestre de cada ano.

Os aniversários - os aniversários em especial, terão no máximo 30 minutos de comemoração, em sala de aula, visando somente marcar a data para a criança. Os pais não podem trazer convidados e nem animadores profissionais. Decorações também não são permitidas. As festas de aniversário dos alunos, são em resumo comemoradas de forma simples, sem pompas e em breve tempo para que não haja prejuízos pedagógicos para a turma e nem comparações entre as festas mais ou menos bonitas.

15. Como é a rotina do período Integral?
A criança estuda na série regular em um dos períodos seguindo a grade curricular e em outro tem atividades que englobam desde a realização de tarefas de casa, desenvolvimento de projetos pedagógicos diversificados conforme a faixa etária e atividades lúdicas e recreativas dentro e fora do ambiente escolar.
Dentro da rotina está o horário de almoço e descanso.

Os alunos de 1º ao 5º ano participam das atividades da Escuela Hispana.

16. Quais as atividades oferecidas para o período Integral?
O período Integral é planejado conforme a faixa etária dos alunos. As crianças de 4 e 5 anos de idade possuem aulas desenvolvidas através de projetos em espaços variados. São desenvolvidos na Educação Infantil:
• Projeto Identidade;
• Projeto de Educação Financeira;
• Projeto Trânsito Amável;
• Realização das atividades de casa;
• Oficinas de boas maneiras, arte com sucatas, teatrinho, dança, culinária, etc.;
• Atividades literárias na biblioteca;
• Atividades de desenvolvimento do corpo e dos movimentos na quadra e ao ar livre;
• Atividades no pomar para colheita de frutas, lanches e piqueniques;

As atividades pedagógicas do Integral do Ensino Fundamental destinam-se a orientar a realização das tarefas escolares, pesquisas e projetos. As tarefas que forem realizadas na escola irão para casa diariamente para que os pais possam verificar e acompanhar os estudos de seu filho.
Em especial para os alunos do tempo Integral do Ensino Fundamental estão:
• execução de tarefas de casa;
• pesquisas e estudos para as atividades avaliativas;
• práticas esportivas;
• desenvolvimento de projetos pedagógicos;
• aulas de artes;
• aulas de teatro;

17. Por que vai atividade para casa todos os dias na Educação Infantil?
Acreditamos na parceria escola/família e na importância da participação familiar na vida escolar das crianças, que se sentem valorizadas e dão mais importância à escola quando seus pais também o fazem. Nesse sentido a atividade de casa é uma oportunidade de os pais darem esse exemplo de valorização escolar.
As tarefas de casa dos alunos da Educação Infantil são enviadas em quantidade adequada à faixa etária e promovem na criança, desde cedo o hábito do momento do estudo, fortalecendo seu vínculo com a escola e com o estudar de maneira prazerosa.

18. Como funciona o processo de alfabetização?
O processo de alfabetização em nossa Escola considera a língua escrita como estrutura de interação social e que, desde os primeiros passos na vida escolar, as crianças já são capazes de produzir e interpretar escritas, cada qual em seu nível.
Sendo assim, as aulas são sistematizadas de modo a possibilitar a interação entre a criança e a língua escrita nos mais variados contextos, promovendo o reconhecimento global das palavras e a compreensão textual de forma ampla, reflexiva e crítica.
Os pais dos alunos do 1º Ano recebem da escola ampla orientação sobre como conduzir as tarefas de casa e auxiliar no processo de alfabetização.

19. Por que a escola não tem aulas de inglês?
Uma criança ( ou adulto) somente aprende um novo idioma se estudar em uma escola de idiomas ou em uma escola bilíngue.
Estudar inglês como disciplina curricular na educação infantil ou Ensino Fundamental vai propiciar ao aluno apenas a aprendizagem de palavras soltas, a aprendizagem do básico “verb to be” e no máximo a identificação de uma ou outra frase.
Se os pais querem que seu filho seja fluente na língua terá necessariamente que matriculá-lo em uma escola de idiomas ou em uma bilíngue português/inglês. O Centro Educacional tem uma parceria com a escola Fisk Idiomas do Jardim Goiás, a qual oferece um desconto diferenciado para seus alunos, caso esse seja o desejo dos pais.
No nosso caso, optamos pelo bilinguismo português/espanhol em razão de serem mais comuns as escolas de inglês e porque o espanhol é falado praticamente em todo o mundo. Quem fala espanhol não passa dificuldades em viagens e tem excelente mercado de trabalho na fase adulta em razão do Mercosul.

carregando