Menu fechado

Blog

Na educação, mais importante que ser autoritário é ser modelo!

A criança segue os modelos que têm à sua frente e isso é facilmente compreensível. O difícil na educação pelo exemplo é os pais reconhecerem-se como espelhos do comportamento dos filhos.

Os bons e os maus hábitos se consolidam pela repetição de atos. A criança deve ser orientada desde cedo a ter bom comportamento social e realizar boas ações com prazer. Para isso a família também deve demonstrar prazer nessa realização e elogiar a participação da criança.

Não somente a criança, mas o homem de maneira geral só sente prazer em praticar algo quando não é compelido. Para a criança, até mesmo as ações interessantes se tornam maçantes, quando é obrigada a fazê-las.

Não se deve pressionar a criança a fazer algo ou a se comportar de determinada maneira. Não se deve pressionar a ninguém. Na família onde prevalece a educação pela opressão, tudo parece correr em perfeita harmonia, mas o que existe ali é unicamente um movimento mecânico. Ali não existe nenhuma boa ação.

O melhor é os pais habituarem-se a pedir tudo em tom amável, confiando na pureza e bondade que existem no interior da criança e agirem conforme sua própria fala. Podem dizer, por exemplo: “O papai ficaria muito feliz se você agisse assim”. Dessa forma ela aprende que as boas ações deixam os outros felizes e sente como é bom ver a felicidade alheia. Também se sente feliz espelhando o comportamento dos próprios pais.

Os pais não precisam se preocupar em perder a autoridade perante seus filhos se não os dominarem à força. Quem força a criança a fazer algo cuja cabecinha considera um absurdo e não compreende a razão, parecer-lhe-á um primitivo rude, seja ele um dos pais ou um educador. Quando se emprega o método coercitivo na educação, a criança ao contrário do esperado perde o respeito e em seu interior nasce o sentimento de revolta e desprezo pelos superiores, embora lhes obedeça pelo medo.

Para manter a autoridade os pais precisam, em primeiro lugar, fazer com que os filhos acreditem que são pessoas compreensivas, amorosas e respeitáveis. Quem deseja ser respeitado precisa respeitar, até mesmo às crianças.

O segredo da boa educação está no modelo oferecido pelos pais, de seu próprio comportamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco via WhatsApp